Semana Especial de Trabalho intitulada "Transformando a región da América Latina e Caribe por meio das bibliotecas", de 17 a 23 no Panamá, promovida pela Seção da América Latina e Caribe da IFLA com apoio do Programa IFLA / Melinda Gates - BSLA - Building Strong Libraries Associations.

 
Além dos 40 profissionais panamemos, estarão presentes 82 estrangeiros representando 34 países e 31 associações nacionais de bibliotecas. Dessas associações, 21 são de países da América Latina e Caribe
 
O Brasil marcará presença com a participação da FEBAB que estará representada pela Adriana Ferrari e Claudiane Weber. ALém disso, estarão presentes membros brasileiros da própria seção da América Latina como: Sigrid Weiss e Ricardo Cristafulli (membros da Seção), Jorge do Prado (Coordenador de Informação da Seção) e Sueli Mara Ferreira (Presidente da Seção IFLA LAC).
 
Para visualizar a programação completa do evento, favor visitar a página

http://www.ifla.org/node/10221?og=68 

Contatos com a Profa. Dra. Sueli Mara Soares Pinto Ferreira, Professora Titular FFCLRP - Universidade de São Paulo

IFLA LAC Chair - Seção da América Latina e Caribe da IFLA
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  e   Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." target="_blank">iEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

7 a 9 de março de 2016, Brasília-DF

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), SBS, Qd. 1, conjunto J, Ed. BNDES/Ipea,

Auditório Divonzir Gusso

 

 

 

Abertas inscrições para VIII Fórum de Incentivo à Cultura em Parnaíba (PI)

Voltado ao produtor cultural, evento promove atividades relacionadas à Lei Federal de Incentivo à Cultura

Estão abertas as inscrições para o “VIII Fórum de Incentivo à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura”, que vai acontecer em Parnaíba, no Piauí, representando a região Nordeste, nos dias 8 e 9 de março, em dois espaços da cidade: o Sesc Caixeiral e a Associação Comercial de Parnaíba. Diversas atividades de interesse do produtor cultural compõem o evento, que acontece em paralelo à 242ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), mais uma vez agrupada para analisar projetos culturais de todo o país que se candidataram à captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet. As inscrições, que são gratuitas, ficam abertas até o meio-dia de 4 de março, ou até preenchimento total das vagas de cada atividade, por meio de formulário online disponível em http://tinyurl.com/forumparnaiba.

 

O Fórum aproveita a presença da CNIC, com sua expertise na avaliação de propostas culturais dos mais diversos setores, e de técnicos do Ministério da Cultura (MinC) para compartilhar com agentes culturais da região informações fundamentais sobre o incentivo à cultura. Trata-se de uma oportunidade de acessar orientações advindas de quem de fato atua nos trâmites do incentivo fiscal federal.

 

No primeiro dia, nos dois turnos, os inscritos vão participar da “Oficina de Projetos Culturais: do planejamento à prestação de contas”, que objetiva capacitação para proponentes iniciantes e interessados em aprender a conduzir um projeto cultural no mecanismo de incentivo fiscal da Lei Rouanet. Trata-se de um conteúdo introdutório, que apresenta as ferramentas primordiais para apresentação, execução e conclusão de projetos.

 

Já na manhã do segundo dia, o foco de orientação será o Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura (Salic), na “Oficina do Salic: o escritório virtual do proponente”, para instruir sobre como utilizar esta que é a única plataforma de apresentação e tramitação dos projetos.

 

Encerrando as atividades, produtores, artistas, agentes culturais, profissionais do setor público e privado da cultura, docentes das áreas da cultura, estudantes e público em geral estão convidados a participar de uma tarde de debates, com duas mesas-redondas. Na primeira, “Políticas de incentivo à cultura nos âmbitos federal, estadual e municipal”, estarão presentes o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do MinC, Carlos Paiva, ao lado de gestores da Secretaria de Estado de Cultura do Piauí e da Superintendência de Cultura de Parnaíba. Depois, a produção cultural local será refletida e discutida por representantes do Ministério, da CNIC e por produtores culturais da região.

 

Para completar, também será feito atendimento individualizado a proponentes de projetos inscritos no MinC, que estejam em fases de apresentação, aprovação, execução ou prestação de contas.

 

O “VIII Fórum de Incentivo à Cultura – O Produtor Cultural e a Lei Federal de Incentivo à Cultura” e a 242ª reunião da CNIC são realizados pela Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (Sefic/MinC), em associação com a Representação Regional Nordeste e Secretaria do Audiovisual; pela Prefeitura de Parnaíba, por meio da sua Superintendência de Cultura; e pela Secretaria de Estado de Cultura do Piauí. Conta com parceria da Associação Comercial de Parnaíba e do Serviço Social do Comércio (Sesc Caixeiral), além do apoio da Omega – Energia Renovável.

 

Para complementar as investidas, no dia 9 de março, ainda será promovido um “Encontro com Empresários e Contadores”, para este público em específico, em que serão apresentados os mecanismos de incentivo fiscal que objetivam estimular a participação do mercado no campo cultural. Encerrando a maratona, no fim da tarde da quinta-feira, 10 de março, quando se conclui a reunião da CNIC, a plenária final terá transmissão ao vivo no site do MinC. Assim, qualquer cidadão pode acompanhar o debate sobre as pautas a serem decididas.

 

SOBRE A CNIC

Órgão colegiado de assessoramento integrante da estrutura do MinC, a CNIC é responsável por analisar e dar parecer final sobre aprovação de projetos culturais que se candidatam à captação de recursos de renúncia fiscal via Lei Rouanet. O grupo, com 21 membros, é formado por representantes dos setores artísticos, culturais e empresariais, em paridade da sociedade civil e do poder público, oriundos das cinco regiões brasileiras, representando as áreas das artes cênicas, do audiovisual, da música, das artes visuais, do patrimônio cultural, de humanidades e do empresariado nacional. A escolha dos integrantes é feita a partir de indicações de entidades representativas e habilitadas por meio de edital público e o mandato tem vigência de dois anos. Com uma agenda mensal de reuniões que se revezam, desde 2011, entre a capital federal e encontros itinerantes em cidades de diferentes regiões do país, a CNIC já percorreu 23 cidades de 17 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Em 2016, depois de Parnaíba, representando o Nordeste do Brasil, haverá mais quatro encontros em cidades das demais regiões do país.

 

 

 

El Comité Nacional de IFLA 2016, a través de las generosas donaciones de la comunidad bibliotecaria norteamericana, ofrecerá hasta 50 becas completas para los bibliotecarios de fuera de América del Norte (Estados Unidos y Canadá) para asistir a l Congreso de IFLA en Columbus, Ohio.
 
La beca cubrirá los gastos de viaje, alojamiento, gastos de alimentos/viáticos e inscripción de la conferencia. Se dará prioridad a jóvenes profesionales con un mínimo de 5 años de experiencia en el campo de las bibliotecas que no suelen asisten IFLA Conferencias.
 
Elegibilidad
Los solicitantes deben ser elegibles para obtener una visa para viajar.
 
Procedimientos de solicitud
Su solicitud debe incluir:
(a) Una página Currículum Vitae o Resume (incluyendo formación académica), presentado como un archivo PDF adjunto
(b) Una declaración (250 palabras máximo) con respecto a cómo sus compañeros de profesión en su país se beneficiarán de su participación en el congreso de la IFL.
 
Solicitud
La fecha límite para enviar su solicitud es el 31 de diciembre de 2015.
La selección de los becarios se realizará en enero 2016, con la notificación a principios de febrero el 2016.

Vanny Pereira

Public Affairs - Information Resource Center

U.S. Embassy - Brasilia - Brazil

Tel 0800 61 8747/3312 7608

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo."><Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>

<http://brazil.usembassy.gov/irc.html>

 

 

unnamed

 A Professora Teresinha Vieira, estará sendo homenageada como representante dos bibliotecários cearenses em Sessão Solene de Comemoração ao dia do Servidor Público na Assembleia Legislativa do Ceará, dia 04/11/15, às 17horas, no Plenário 13 de Maio.

 Gostaria de contar com a presença de todos para prestigiar nossa área, uma vez que essa homenagem é compartilhada por todos nós. 

Sua presença é muito importante!!!

 

assoc